Oito cidades gaúchas estão na última etapa do processo de liberação dos recursos da União em função da estiagem. A análise é feita pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que é responsável em avaliar a documentação enviada pelos municípios. Nesta semana, Canguçu terá os recursos liberados após ter o plano de trabalho aprovado. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Regional não revelou a quantia que será repassada. As outras cidades que aguardam análise da equipe técnica da Secretaria ou que estão em fase de complementação de documentos são: Sinimbu, Vale Verde, Boqueirão do Leão, Cerrito, Barra do Rio Azul, Santa Margarida do Sul e Piratini.
Ao todo, 106 municípios tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Porém, para receber os recursos, as cidades devem demonstrar, por meio de documentação, a necessidade dos valores demandados; apresentar planos de trabalho; realizar todas as etapas previstas e prestar contas das ações realizadas.
Nesta quarta-feira (1º), a cidade Manoel Viana recebeu R$ 27,3 mil para a compra de cestas básicas.
Em âmbito estadual, a defesa civil informou, nesta quinta-feira, que 245 decretaram situação de emergência por conta da estiagem, equivalente a 49% dos municípios gaúchos. Destes, 147 já foram homologados pelo governo do Estado.