O abastecimento de água deve ser normalizado nas próximas horas em Bagé, na Campanha. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto da cidade (Daeb) irá incluir até cinco dos 15 poços artesianos da prefeitura na rede para conseguir agilizar a vazão até os pontos mais altos do município. Também está sendo usada a antiga barragem de Arvorezinha para melhorar a vazão da estação de tratamento de água (ETA).
Segundo o diretor do Daeb, Graciano Aristimunha Pereira, as regiões do centro e zonas norte e sul já estão com abastecimento normal. Falta ainda as pontas das redes, que devem voltar a receber água ainda nesta quinta-feira (19).
O desabastecimento na cidade começou no fim de semana, quando duas adutoras se romperam. A última delas foi consertada na terça-feira (17), quando começou a retomada do fornecimento.
Quando toda a cidade estiver atendida, a prefeitura anunciará a data de início do racionamento. O município será dividido em duas regiões, que receberão água durante períodos específicos. Este racionamento tem prazo de seis meses, mas poderá durar menos se o volume de chuva recuperar bem os reservatórios da cidade.
As três barragens, do Piraí, Sanga Rasa e Emergencial, estão 50% abaixo da cota de autonomia, o que ligou o alerta ni município.