Oregino José Francisco prefeito de Pareci Novo, no Vale do Caí, morreu neste domingo (22), aos 63 anos. O chefe do executivo municipal se engasgou durante uma confraternização na noite de sábado (21) e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele foi levado ao Hospital Montenegro, na cidade de Montenegro, vizinha a Pareci, mas não resistiu.
No Facebook, a prefeitura do município confirmou o óbito e decretou o cancelamento das atividades que estavam programadas para o dia.
Francisco era um dos grandes líderes da região, sendo o atual presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc). Estava no seu terceiro mandato como prefeito de Pareci Novo e desejava concorrer ao cargo mais uma vez em 2020. Com a sua morte, o vice-prefeito, Alexandre Barth, assume o comando da cidade.
O prefeito não enfrentava nenhum problema de saúde. No momento em que passou mal, estava participando de um evento em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e teria se engasgado com um pedaço de carne.
Dois eventos estavam marcados para este domingo (22) na cidade: o 3° Encontro de Tratores de Pareci Novo e a Serenata de Natal Solidária. A prefeitura cancelou ambas atividades e, via rede social, disse que o município está de luto.
Francisco deixa a esposa, Lurdes, os filhos Marcelo e Jordana, e o neto Fernando.
O corpo será velado na tarde deste domingo, às 16h, no Ginásio Municipal Armin Adolfo Heldt, em Pareci Novo. Na manhã de segunda-feria (23), às 9h, será realizada uma missa no mesmo local. O prefeito será sepultado às 11h15min, no cemitério da localidade de Brochier.