O músico Ubirajara Penacho dos Reis, mais conhecido como Bira, do Programa do Jô, morreu neste domingo (22), aos 85 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde a sexta-feira (20), quando teve um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo o portal R7, o músico teve uma parada cardíaca.
Bira ficou conhecido por fazer parte do grupo Sexteto, banda que integrava o Programa do Jô, que ia ao ar na TV Globo e na Rádio CBN no início das madrugadas, de segunda a sexta-feira. Com frequência, o músico baixista era chamado pelo apresentador para responder a perguntas. A câmera também procurava o baixista no tradicional momento em que Jô Soares contava piadas, por conta da sua risada carismática.
Nascido em Salvador, Bira iniciou sua carreira na música como cantor. Quando se mudou para São Paulo, trocou de função no meio e passou a tocar baixo, instrumento que o acompanhou durante 29 anos na televisão participando dos programas de Jô Soares tanto na Globo quanto no SBT.
Em uma entrevista concedida no ano passado ao programa The Noite, de Danilo Gentili, Bira descreveu o sentimento que nutria pelo programa.
— Tinha muito orgulho de trabalhar naquele programa. Ajudou a mudar minha vida. Fiz muitos amigos — respondeu ao apresentador.