Em meio ao feriado de Ano-Novo, ao menos seis cidades do Rio Grande do Sul registram falta de água. Porto Alegre, Gramado, Canela, Caçapava do Sul, Tramandaí e Gravataí têm cortes no abastecimento neste sábado (28).
Em Porto Alegre, moradores da Lomba do Pinheiro sofrem com falta de água há uma semana. Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) afirmou que o serviço está normalizado no bairro e que equipes estão trabalhando para regularizar o abastecimento em pontos isolados.
Em Gramado, moradores reclamam da falta de água na cidade. Historicamente, o bairro mais afetado é o de Várzea Grande – próximo ao pórtico de entrada do município. São cerca de 12 mil moradores, o que corresponde a pouco mais de um terço dos 35,8 mil habitantes de Gramado.
GaúchaZH mostrou que, somente no feriado de Ano-Novo, em 1º de janeiro de 2019, foram 9 mil imóveis atingidos pela interrupção do abastecimento por "alto consumo". Em Canela, também há falta de água.
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que a falta de água em Gramado e em Canela ocorre por conta do consumo elevado de água, mas que está trabalhando para resolver a situação.
Em Gravataí, uma pane elétrica em uma bomba da Corsan deixou cinco bairros sem água – Santa Cruz, São Vicente, Vila Nara, Conceição e Salgado Filho. Segundo a Corsan, o abastecimento deveria voltar ao normal ainda na manhã deste sábado.
Em Tramandaí, o rompimento de uma adutora deixou a cidade sem água. A Corsan afirma que o abastecimento também deve voltar ao longo deste sábado.
Em Caçapava do Sul, a Corsan trabalha para resolver na tarde deste sábado problemas eletromecânicos na captação de água. O serviço estará concluído à tarde e o abastecimento normalizado durante a noite.
A Corsan pede que gaúchos reduzam o consumo de água, porque a maior demanda leva os sistemas de abastecimento ao limite.