Subiu para 32 o número de cidades com prejuízos devido ao mau tempo que atingiu o Rio Grande do Sul nesta semana. Vacaria e Pelotas ingressaram na lista da Defesa Civil, de acordo com o boletim divulgado no final da manhã desta sexta-feira (1º).
Do total de municípios, sete decretaram situação de emergência: Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, São Gabriel, Dilermano de Aguiar, Ibarama e São João do Polêsene. Entre os principais motivos estão vendaval e enxurrada.
Ao todo, 1.773 casas tiveram danos materiais e 7.095 pessoas foram afetadas pelo mau tempo no Estado nesta semana, sendo que 30 estão desabrigadas (levadas a abrigos públicos) e 248 estão desalojadas (na casa de parentes ou amigos).
Situação nas cidades*
Santana do Livramento - Rajadas de vento e forte chuva causaram pontos de alagamento e destelhamento, danificando 20 residências. Ventos chegaram a 112 km/h.
Dom Pedrito - Três escolas, quartel, delegacia da Polícia Civil e alguns estabelecimentos comerciais foram destelhados ou sofreram infiltração da chuva. Parte da cidade ainda sem energia elétrica e foi registrado desabastecimento de água em seis bairros. Inúmeras árvores caídas. Relatos de falta de energia e queda de árvores em localidades do interior. Ventos de 145 km/h.
Bagé - Alagamento em vários pontos de Bagé devido ao volume de chuva em poucas horas. Os ventos chegaram a 125 km/h.
Cachoeira do Sul - Rajadas de vento destelharam casas e derrubaram árvores. Os ventos chegaram a 93 km/h.
Piratini - Casas parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo. As rajadas de vento chegaram a 45 km/h. Aulas suspensas em oito escolas, aproximadamente 700 alunos devidos a problemas nas estradas.
Canguçu - Casas parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo. As rajadas de vento chegaram a 45 km/h.
Santa Maria - Casas destelhadas, árvores caídas, falta de energia em vários pontos, além de vias obstruídas. As rajadas de ventos chegaram a 65 km/h.
São Gabriel - O temporal que atingiu o município durou cerca de três minutos, causando o destelhamento de casas, porém a preocupação agora é com os alagamentos, devido à elevação do nível dos rios. As rajadas de vento chegaram a 90 km/h.
São Pedro do Sul - Casas destelhadas e queda de árvores. As rajadas de vento chegaram a aproximadamente 65 km/h.
Arroio do Tigre - sendo feito levantamento
Formigueiro - Chuva intensa causou elevação do nível do rio, causando inundação em pontos do interior e cancelamento de aulas nas escolas.
Porto Alegre - Além do destelhamento em residências, também foram registradas quedas de árvores.
Montenegro - Além das residências afetadas, também foram registradas quedas de árvores e de postes de energia elétrica.
Dilermano de Aguiar - Rajadas de vento associada à chuva forte e granizo de pequena espessura causaram, além dos danos em residências, queda de árvores e postes no interior
Ibarama - A chuva intensa que caiu no município causou uma enxurrada deixando estragos em residências e estabelecimentos comerciais no centro da cidade.
Pinhal Grande - Aguardando dados.
Gramado - Rajadas de vento destelharam casas e causaram quedas de árvores e postes.
Cristal - Pontilhões e bueiros danificados e alguns submersos.
Camaquã – Aumento da elevação dos rios
Lagoa Vermelha - Relatos de postes de iluminação, casas destelhadas inclusive parte do hospital destelhado. Bombeiros relizaram atendimentos e levantamentos. Rajadas de vento destelharam aproximadamente 40 casas, quedas de árvores e postes.
Capão do Leão - Devidos às condições das estradas na área rural estão suspensas as aulas em Capão do Leão. Defesa Civil de Minas do Leão interditou a ponto do passo do gota visto água ter desbarrancado as cabeceiras da ponte e ter atingido uma casa que fica ao lado.
Santana da Boa Vista - Devidos às condições das estradas na área rural estão suspensas as aulas em Santana da Boa Vista.
Jacuizinho - Sete escolas sem aulas e 400 alunos atingidos. Seis escolas municipais e uma estadual.
Gramado Xavier – Quarenta famílias atingidas pelo granizo.
Canela - Rajadas de vento destelharam aproximadamente 17 casas, quedas de árvores e postes.
Doutor Ricardo - Danos em lavouras recém plantadas, deslizamentos e avarias impactantes que comprometeram as estradas vicinais que dão acesso às comunidades.
Candelária - Queda de árvores e destelhamento.
São José do Polêsene - Estradas afetadas.
Pedras Altas - Estradas afetadas.
Camargo -Várias casa e pavilhões destelhados, rede de energia elétrica bastante comprometida. Vários aviários/chiqueiros descobertos
Vacaria - Rajada de vento e granizo, pancadas de chuva destelharam parcialmente 3 residências, queda de árvores, postes e energia
Pelotas - Devido à mudança na direção do vento, a água está entrando na casa de moradores nas doquinhas (área do Porto de Pelotas). Seis pessoas desabrigadas.
*informações da Defesa Civil do RS