Após atingir mais de 22 metros, o Rio Taquari, em Lajeado, começou a baixar nesta sexta-feira (8). No final da manhã, a medição marcava 15m98cm. Por conta disso, dez famílias já retornaram para casa e as outras 28 devem voltar até o final da tarde desta sexta.
— Neste momento, não há mais ruas submersas. O Parque Professor Theobaldo Dick também não está mais alagado, mesmo com a chuvarada que caiu na cidade ontem (quinta) — conta o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Heitor Hoppe.
Segundo Hoppe, a chuva prevista para este sábado (9) não preocupa. Isso porque a precipitação estimada é pequena e o rio está perto do nível normal, que é 13 metros.
Em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, o rio também está baixando. Após chegar a quase 13 metros, o nível baixou para 10m70cm na manhã desta sexta. Com isso, a Defesa Civil já começou o retorno das 23 famílias.
— Desde as 7h30min, estamos trabalhando no retorno das famílias. Não há mais risco de alagamentos — afirma o coordenador da Defesa Civil do município, Paulo Griebler.
Já em São Jerônimo, mesmo com a redução no nível do rio, a Defesa Civil não autorizou a volta para casa. De acordo com a coordenadora Leni de Almeida, ainda há muita lama no local, o que prejudica o retorno.
— Sessenta pessoas seguem no ginásio e 230 estão desalojadas. São cerca de mil pessoas afetadas pela cheia na cidade — conta.
Conforme Leni, a expectativa é que o retorno ocorra apenas na próxima semana.