Um barco de 18 metros de comprimento encalhou na madrugada desta quarta-feira (27) na altura da guarita 173 de Cidreira, no Litoral Norte, a cerca de 200 metros da plataforma e a 300 metros da praia. Os quatro tripulantes passam bem e um inquérito foi instaurado pela Marinha para apurar as causas do acidente. O trabalho de retirada da embarcação é realizado com cuidado máximo para evitar derramamento de óleo.
Segundo o capitão de Corveta Darcy Dalbon, a Marinha foi acionada por volta de 2h desta quarta-feira e chegou ao local pouco antes das 3h. Com apoio do Corpo de Bombeiros, constataram que três pescadores nadaram até a praia. Depois do primeiro atendimento aos sobreviventes — também havia uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) —, uma equipe entrou no mar para resgatar o comandante da embarcação. Ele também não teve ferimentos. As informações iniciais são de que o barco e os pescadores são de Itajaí (SC).
— Contamos com o apoio de outras embarcações e vamos colocar um cabo de aço na proa (parte da frente do barco para tentar puxá-lo até a praia. Um dos objetivos é apurar os estragos. Ele não pode ser apenas desencalhado pelo risco de afundar caso tenha algum dano no casco — explica Dalbon.
A Prefeitura de Cidreira está auxiliando na retirada do barco e disponibilizou uma retroescavadeira para tentar puxar a embarcação por meio de um cabo de aço. Segundo a informação repassada para a Marinha pelos tripulantes, há quatro mil litros de combustível no pesqueiro e por isso o trabalho é realizado de forma calculada para evitar vazamento. Uma contenção preventiva foi feita no local para evitar qualquer tipo de problema.