Desde o começo da manhã desta terça-feira (1), a guarnição da Brigada Militar no Bairro Camobi, em Santa Maria, conta com mais um meio de realizar o policiamento ostensivo: é a Bike Patrulha, ronda feita por dois policiais, com o uso de bicicletas. Eles fazem rondas em horário comercial, ao longo do dia, que vão desde a saída do aeroporto, na RS-287, até a Rua João Machado Soares, passando pela Avenida Roraima e pela RS-509.
Conforme o comandante do policiamento no bairro, Capitão Alexandre Pires Lacerda, a Bike Patrulha consegue estabelecer um vínculo com a comunidade que é mais estreito que o de uma viatura, ou de uma motocicleta. Como os policiais transitam sem a farda, e é possível parar a qualquer momento para conversar com os moradores da região, a expectativa é de que a relação entre a sociedade e a polícia acabe melhorando.
A partir da formatura dos cerca de 2 mil policiais militares no estado, em agosto, o efetivo da região leste cresceu. Com isso, foi possível lançar um edital para escolher três policiais para fazer o patrulhamento de bicicleta. Eles farão as rondas em dupla.
As bicicletas foram adquiridas em parceria com a Associação Camobi Segura. O projeto do bairro conta com diversas iniciativas para melhorar a segurança da região leste. Conforme o comandante, a Brigada Militar também tem, em parceria com a associação, grupos de whatsapp para divulgar situações de risco.
Santa Maria é a terceira cidade do Estado a contar com o patrulhamento feito com o apoio de bicicletas. Além da capital gaúcha, Porto Alegre, Passo Fundo também tem policiais ciclistas. O projeto de Santa Maria é semelhante ao feito na cidade, que fica no norte do Rio Grande do Sul.