Quem anda de bicicleta elétrica e a motor em São Sepé, na região central, precisa ficar atento. Isso porque, a partir de agora, há regras para circulação desse tipo de veículo na cidade.
Pela lei sancionada no município, as bicicletas elétricas e com motor terão que ter indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna, espelhos retrovisores, entre outros equipamentos de segurança. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 25km/h.
O prefeito Léo Girardello (PDT) afirma que, por muitas vezes, crianças acabam conduzindo as bicicletas, gerando risco para elas e para o trânsito local.
– Sancionamos exatamente para disciplinar a utilização. Observamos que tem muita gente inabilitada sem nenhuma responsabilidade. O que víamos, muitas vezes, são crianças de dez, 12 anos, utilizando o veículo – afirma o prefeito, ao salientar que jovens acima de 16 anos poderão utilizar os equipamentos.
Segundo a prefeitura, a fiscalização vai ficar a cargo da Brigada Militar (BM) e as multas devem ser aplicadas da mesma forma do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Já em Santa Maria, esse tipo de transporte ainda não está regulamentado. No entanto, a prefeitura diz que já está nos planos começar uma discussão sobre o assunto, especialmente por conta da popularização do uso de meios alternativos de transporte.