A emissão de carteiras de identidade na modalidade expressa, que é feita para quem necessita da segunda via do documento com urgência, está suspensa no Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Geral de Perícias (IGP) — órgão responsável pela confecção — o problema teve iniciou na quarta-feira (28) em razão de instabilidade no sistema da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
O IGP informou que está em contato com a Procergs e a previsão é de que o serviço seja retomado a partir desta sexta-feira (30).
Em Porto Alegre, a carteira de identidade expressa é confeccionada em até três horas, no Departamento de Identificação do IGP, que fica na Avenida da Azenha. O valor é de R$ 88,95. Já nas lojas Tudo Fácil, localizadas no Centro e nas zonas Sul e Norte, além do interior do Estado, o prazo é de cinco dias úteis.
A Procergs destaca que a emissão do documento no prazo normal, que é de 12 dias úteis, não está sendo afetada e as pessoas podem procurar o serviço normalmente. O valor é de R$ 68.