O edital para escolha da empresa que fará o estudo do projeto de licitação para o transporte urbano de Santa Maria deve ser divulgado na próxima semana. A projeção foi repassada à GaúchaZH na manhã desta quinta-feira (4) pela prefeitura.
A necessidade, apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2016, era de que o município realizasse uma licitação para o transporte coletivo na cidade. O documento, agora, está sendo revisado pelo setor de licitações do município. O trabalho é minucioso, conforme a prefeitura, por ser o primeiro edital desta natureza.
A prefeitura não divulga valores do edital. Depois de concluído o estudo é que deve se seguir com o processo de licitação do transporte na cidade.
A expectativa da Prefeitura é de divulgar o cronograma da licitação do transporte junto com a assinatura do reajuste da passagem. No começo do mês de junho, o Conselho Municipal de Transportes aprovou o aumento. Com isso, a partir do aceite do Prefeito Jorge Pozzobom, a tarifa passaria dos atuais R$ 3,90 para R$ 4,25.
A empresa a ser escolhida para realizar o estudo, via de regra, deve analisar tudo sobre o transporte urbano da cidade: linhas, pontos, usuários, veículos. Depois, apresenta os resultados do estudo e elabora um projeto, que pode ou não sugerir alterações referentes ao serviço prestado.
Aqui na Região Central, outra cidade também está passando por esse processo. Em Cachoeira do Sul, o estudo das linhas já foi concluído, e inclusive teve modificações, como a criação da linha que vai para o Campus da UFSM.
Conforme Taís Blaya, do setor de transportes da Prefeitura de Cachoeira do Sul, agora, será apresentado o projeto para o Prefeito, depois para o Conselho Municipal de Transportes e, por último, para a população, por meio de uma audiência pública. Após passar o prazo necessário da audiência pública, será lançado o edital. A expectativa é de que isso tudo se dê até o mês de agosto.