A Prefeitura de Cachoeira do Sul contratou uma empresa para fazer um estudo do projeto de licitação para o transporte urbano da cidade. A Matricial Engenharia Consultiva, de Porto Alegre, tem 25 dias para começar os trabalhos.
Conforme Taís Blaya, do setor de transportes da prefeitura, foi solicitada a inclusão de uma linha urbana que vá até o Campus da Universidade Federal de Santa Maria, na localidade de Santo Antônio. Com isso, caberá a Matricial avaliar a redistribuição das linhas ou criação de uma nova.
Atualmente, as linhas que circulam por Cachoeira do Sul cobram R$ 3,70 de cada passageiro. Estudantes pagam o equivalente a meia passagem, enquanto idosos e pessoas com deficiência não pagam. Hoje, os passageiros podem usar a bilhetagem eletrônica, através do cartão de passagem, que é possível recarregar em uma central da Transporte Nossa Senhora das Graças (TNSG). A empresa é a responsável por todas as linhas da cidade, e tem 32 ônibus: 27 operantes e cinco reservas.
Ainda no começo deste ano, a prefeitura estava com um edital de licitação aberto. Porém a TNSG entrou com um pedido de impugnação por questões do projeto base. Por isso – e para incluir o estudo da linha para o Campus da UFSM na cidade – foi revogado o edital e reiniciado o processo.
Entre as questões que devem seguir do documento antigo, estão a idade da frota - média de seis anos e máxima de dez -, sistema de bilhetagem eletrônica, ônibus com ar-condicionado e acessibilidade. A projeção dos novos valores de tarifa deve ser divulgada após a conclusão do estudo e em acordo com as exigências e linhas.
Depois de concluído o estudo, será lançado o edital para escolher a empresa que fará o transporte na cidade. A licitação tem prazo de 15 anos de exploração dos serviços, prorrogáveis por mais 15.