As primeiras atividades no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cachoeira do Sul estão previstas já para este semestre - quando se inicia o ano letivo - no dia 11 de março. Isso porque parte das obras do local – blocos 1 e 2 – foram concluídas. O campus da instituição em Cachoeira do Sul começou a ser construído em 2013 e, no momento, há oito obras em andamento na unidade que mantém 800 alunos.
De acordo com o vice-reitor da universidade, Luciano Schuch, com a transferência, o prédio alugado pela instituição, que fica ao lado do Colégio Totem, no centro da cidade, será desocupado. A mudança trará uma economia de R$ 22 mil mensais aos cofres da instituição, conforme o vice-reitor. Ele destaca também a importância do campus para a universidade:
— A previsão é de dar encaminhamento, ainda neste ano, às obras do campus de Cachoeira do Sul que estão previstas nessa primeira fase (em referência à expansão da unidade). É um compromisso nosso da instituição.
Para os blocos 1 e 2 – localizados na primeira quadra do campus - serão transferidos os laboratórios de informática e as salas de aula que receberão, neste primeiro momento, 400 estudantes. Além disso, no campus, será instalado um Restaurante Universitário (RU) para os alunos e servidores que estiverem em atividade nas novas instalações. O RU ficará em um prédio localizado atrás dos blocos 1 e 2.
Os laboratórios de ensino e pesquisa que funcionam no prédio do centro da cidade serão instalados provisoriamente no prédio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) até que a construção dos espaços que abrigarão estes laboratórios na sede definitiva seja finalizada. As atividades administrativas, biblioteca e o Restaurante Universitário localizados em outros prédios alugados pela instituição no centro da cidade, continuarão nos mesmos locais.