A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá, a partir de 2019, um doutorado voltado à pesquisa de trabalhos desenvolvidos na área empresarial com enfoque ao desenvolvimento econômico por meio de processos inovadores. Ainda no primeiro semestre deste ano, a instituição apresentou a proposta junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que rendeu à universidade a garantia de mais de R$ 900 mil.
Com isso, a instituição poderá “aproximar a academia do setor produtivo”, avalia o vice-reitor, Luciano Shcuch, que trata dos temas correlatos à inovação e ao empreendedorismo dentro da universidade. O valor beneficiará cinco pesquisas de doutorado junto a projetos para o setor empresarial nas áreas de engenharia (elétrica e florestal) e também em demandas da química.
— O objetivo é aproximar a academia do setor produtivo e, assim, desenvolver o empreendedorismo por meio da transferência de tecnologia nessa sinergia entre todas as pontas. É algo que será feito pela primeira vez com esse enfoque e, sem dúvida, trará desenvolvimento econômico e social à região — projeta Schuch.
A criação contou com o apoio e o envolvimento direto da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), ressalta o vice-reitor. O processo de seleção dos bolsistas começará em 2019. E será dado um auxílio de R$ 2,2 mil aos contemplados durante os quatro anos do doutorado.