Cachoeira do Sul vai receber, a partir de junho, recursos para manter um lar que atende pessoas com diagnóstico psiquiátrico e que não possuem família. Funcionando desde 2016, o espaço, chamado de Serviço Residencial Terapêutico (SRT), localizado na Rua Marina do Carmo, no Centro, estava sendo gerido com recursos do próprio município.
Agora, a União irá repassar R$ 18 mil mensalmente e o Estado irá complementar o valor com mais R$ 9 mil. Atualmente, nove pessoas estão internadas no local, que tem espaço para 10 pacientes.
A cidade conta com dois locais para atender pessoas com transtornos psiquiátricos. Além do que foi contemplado com o recurso, outra unidade funciona na Rua Roberto Silva, no Bairro Barcelos, também com espaço para abrigar 10 pessoas. Esse serviço já conta com aportes do Estado e da União para funcionar. Contudo, a prefeitura diz que, desde dezembro de 2017, recebeu em apenas dois meses os recursos do governo do Estado e precisa fazer uma compensação financeira para que o local continue funcionando.
A reportagem entrou em contato com o governo do Estado para verificar o atraso nos repasses de recurso. Porém, até o agora, não obteve retorno.
As unidades contam com uma equipe de 10 cuidadores, dois técnicos de enfermagem e um coordenador, que se dividem entre as duas casas.
O serviço, que é ligado à Secretaria de Assistência Social, foi implementado especificamente para pacientes que possuem diagnóstico psiquiátrico e que tenham passado por Hospitais Psiquiátricos ou clínicas irregulares.