Um morador de Dilermando de Aguiar é o primeiro paciente com confirmação de dengue nos 32 municípios da Região Central que fazem parte da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Segundo a coordenadoria, o caminhoneiro viajou para o interior de São Paulo onde contraiu a doença, ou seja, é considerado um caso importado de dengue. Após a confirmação, mesmo que Dilermando de Aguiar não seja considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti – transmissor da doença - o município passou por todos os processos de eliminação de focos e de possíveis novas contaminações.
Ainda conforme a 4ª CRS, dos 32 municípios da região, 24 apresentam focos do mosquito. O número preocupa, já que com o passar dos meses tem só aumentado: de janeiro a abril deste ano, 5 novas cidades passaram a ser consideradas infestadas pelo Aedes. Se tornaram infestados pelo mosquito em 2019, os municípios de Silveira Martins, Pinhal Grande, Vila Nova do Sul, São Vicente do Sul e Mata.
Santa Maria tem mais de 140 focos de Aedes Aegypti
Em Santa Maria, embora não se tenha nenhum caso confirmado de dengue, o alto número de focos do mosquito Aedes Aegypti também é motivo de alerta para a Vigilância em Saúde. De acordo com o superintendente da Vigilância, Alexandre Streb, são 142 focos espalhados em pelo menos 34 dos 44 bairros da cidade. O bairro com maior concentração de focos é o Jucelino Kubischeck, com 14 focos.
Streb acrescenta que os agentes de saúde têm trabalhado frequentemente para reduzir os números de focos da doença. Contudo, segundo ele, a população não tem feito a sua parte e, muitas vezes, não colabora para essa redução. Por isso, após a conclusão de treinamentos, os agentes de saúde, ainda na semana passada, passaram a notificar casas ou empresas que apresentem irregularidades como caixas d’água abertas ou outros recipientes com água parada.
Após a notificação, o proprietário tem um prazo de até dez dias para se adequar. Caso isso não aconteça, recebe um auto de infração que pode resultar em multa ou interdição. A multa pode variar de R$ 400 a R$ 15 mil.