Na noite de quinta-feira (25), jornalistas do Grupo RBS foram homenageados com o Prêmio Asdep de Jornalismo, que chegou em 2019 à 8ª edição. A jornalista Adriana Irion, de Zero Hora e GaúchaZH, recebeu uma distinção especial pela contribuição ao trabalho dos delegados de polícia do Rio Grande do Sul.
Cid Martins, da Rádio Gaúcha e de GaúchaZH, ficou com a 1ª colocação na categoria rádio, com a reportagem "Barões do crime: Polícia Civil desarticula esquema de roubo de veículos, revenda de peças pela internet e lavagem de dinheiro". Cid também ficou com a 2ª colocação na categoria online, com "Polícia Civil ataca finanças de quadrilha que adquiriu mais 30 imóveis com dinheiro ilícito".
Ainda na categoria rádio, o jornalista Eduardo Matos ficou em 2º lugar com a reportagem "Na mira do crime: polícia e transportadoras unidas no combate ao roubo de carga".
Lucas Amorelli, do Pioneiro, venceu o prêmio de fotojornalismo com a reportagem "No Rastro do Tráfico".
A série de reportagens "Casas de papel" deu a Renato Dornelles, editor e repórter de segurança do Diário Gaúcho e de GaúchaZH, o 3º lugar na categoria impresso. Fábio Almeida, da RBSTV, ficou com o 3º lugar com a reportagem sobre ferros-velhos virtuais.
Durante a cerimônia, o presidente da Asdep, delegado Cleiton Freitas, parabenizou a instituição pelo aniversário e reafirmou a importância do trabalho dos jornalistas.
— Cumprimento a todos pelos 59 anos da Associação, atuando conforme o nosso lema: servir, proteger e lutar, buscando os direitos da sociedade. Também destaco o trabalho dos jornalistas, pois é através dele que a população sabe das nossas ações e do quanto nos doamos para garantir sua proteção — declarou.
A chefe de polícia do Estado, delegada Nadine Anflor, em seu discurso, reforçou que o trabalho do policial civil não seria o mesmo sem a imprensa.
— Precisamos informar a sociedade sobre nossos esforços, desafios e conquistas, e isso acontece, com tamanha repercussão, graças à imprensa. O nosso trabalho não teria a mesma disseminação sem vocês. Agradeço, em meu nome e da Instituição, por todo respeito e apoio para com a Asdep — afirmou.
Confira a lista dos vencedores no VIII Prêmio Asdep de Jornalismo
Televisão
1° lugar – Bruna Ostermann (SBT) – Papo de responsa: alunos combatem violência escolar;
2º lugar – Luciane Kohlmann (SBT) – Agressões contra mulher crescem em 2018;
3º lugar – Fábio Almeida (RBS TV) – Ferros velhos virtuais;
Rádio
1º lugar - Cid Martins (Rádio Gaúcha) – Barões do crime: Policia Civil desarticula esquema de roubo de veículos, revenda de peças pela internet e lavagem de dinheiro;
2º lugar - Eduardo Matos (Rádio Gaúcha) – Na mira do crime: polícia e transportadoras unidas no combate ao roubo de carga;
Online
1° lugar – Marcelo Batista Brum de Brum (Qwerty Portal de Noticias) – Força tarefa da Polícia Civil desarticula 27º quadrilha de abigetários do Rio Grande do Sul;
2º lugar - Cid Martins (GaúchaZH) - Polícia Civil ataca finanças de quadrilha que adquiriu mais 30 imovéis com dinheiro ilícito;
3º lugar – Luana Parreira Rodrigues (Portal Gaz) - Do latrocínio à prisão: Como foi a morte do taxista Luciano Kappel;
Impresso
1° lugar – Fernanda Junkherr Szczecinsky (Gazeta do Sul) – O assassino do lago está preso;
2º lugar – Cíntia Marchi (Correio do Povo) – Combate Complexo;
3º lugar – Renato Dorneles (Diário Gaúcho) – Casas de papel;
Fotojornalismo
1° lugar – Lucas Amorelli (Pioneiro) – No rastro do Tráfico;
2º lugar – Lidiane Mallmann (Informativo do Vale) – Arsenal de guerra no Vale;
3º lugar – Fábio Pelinson (Alto Uruguai) – Polícia investiga morte violenta de taxista na FW.