Quinze famílias ficaram desabrigadas em Butiá, após a forte chuva que atingiu o Estado entre a quinta (4) e a madrugada desta sexta-feira (5). As 65 pessoas passaram a noite em um ginásio do município.
Uma equipe da Defesa Civil estadual foi até a cidade na manhã desta sexta e permitiu o retorno das famílias para as suas casas. Os agentes também entregaram cestas básicas e garrafas de água mineral. Só uma família não poderá retornar por causa das condições da residência e deve ser incluída no programa de aluguel social.,
Segundo o major Vanderlan Frank Carvalho, coordenador da Defesa Civil na Região Metropolitana, choveu 120 milímetros em poucas horas na cidade. O esperado para todo o mês de abril era de 39 milímetros.
Não houve estragos nas demais cidades da região.
Região Central
Ao menos duas ocorrências graves foram registradas entre quinta e a sexta-feira na Região Central do Estado. Por volta das 21h de quinta, parte do muro do quartel da 6ª Brigada de Infantaria Blindada do Exército, em Santa Maria, desabou devido ao temporal que atinge o município.
No interior de Paraíso do Sul, um homem desapareceu durante uma enxurrada por volta das 22h, na estrada que liga a cidade à localidade de Linha Campestre, a cerca de 10 quilômetros do perímetro urbano. As buscas foram retomadas na manhã desta sexta-feira, mas até as 9h a vítima não havia sido localizada.