A sexta-feira (5) deve ser de tempo fechado em todo o Rio Grande do Sul. Para a Região Metropolitana, a serra gaúcha e o Extremo Norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de temporais com potencial para problemas decorrentes de chuva forte, com rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo. Na Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul, há previsão de tempo seco, mas com muita nebulosidade durante todo o dia.
O motivo do tempo fechado é a passagem de uma frente fria pelo Estado. Nesta quinta-feira (5), a chuva esteve mais concentrada na Metade Sul e na fronteira com o Uruguai. Os municípios de Quaraí, Caçapava do Sul e Santa Maria registraram os maiores acumulados, 18 mm, 17 mm e 16 mm, respectivamente, até o momento.
Nesta sexta-feira (5), o deslocamento desse sistema ainda deve atuar no Estado, com risco de temporais nas áreas mais ao Norte. A chuva deve durar o dia todo, com períodos de maior intensidade e acumulados na casa dos 30 mm.
Mínima será depois da máxima
Um fenômeno meteorológico não habitual deve ocorrer em grande parte dos municípios gaúchos nesta sexta-feira. A maior temperatura do dia deverá ser registrada antes da menor, o que os meteorologistas chamam de mínima invertida. De acordo com o meteorologista da Somar Meteorologia, Jonas Ribeiro, isso vai acontecer por que a direção do vento irá mudar no meio do dia.
— O vento vai virar e vai começar a soprar de Sul, que é um vento mais frio. Por isso, vai esfriar no decorrer do dia. À noite, a temperatura deve cai bem rápido — explica Ribeiro.
O mesmo não deverá acontecer nas cidades por onde a frente fria passou nesta quinta-feira (4). Na Campanha, Região Sul e Fronteira Oeste, o comportamento da temperatura deve ser o habitual, com miníma pela manhã e máxima à tarde.
A menor temperatura nesta sexta-feira (5) no Estado é esperada em São José dos Ausentes e em Bagé, 16°C, e a máxima em Campo Bom, Canoas e Torres, 27°C. Em Porto Alegre, onde mínima invertida deve ser registrada, a variação dos termômetros deve ser pequena, entre 24°C e 20°C .
Na quinta-feira (4), a Capital teve uma diferença de 11,3°C entre a mínima e a máxima, que foram de 22,4°C e 33,7°C, respectivamente. No Estado, a menor temperatura aconteceu em Vacaria, na Serra, 15,4°C e a máxima foi em Campo Bom, no Vale do Sinos, 34,5°C.
Confira como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira (5):
Capital: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 24°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 25°C
Caxias do Sul: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 24°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 24°C
Santa Rosa: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 23°C
Erechim: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 24°C
Uruguaiana: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 18°C e máxima de 24°C
Torres: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 24°C e máxima de 27°C
Tramandaí: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 26°C
Capão da Canoa: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 27°C
Xangri-lá: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 26°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 25°C
Passo Fundo: chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
Bagé: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 22°C