O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) investiga a morte de 52 aves que foram encontradas em bairros distantes na cidade de Bagé, na região da Campanha. O caso foi relatado ao órgão federal na última quinta-feira (28), após a informação circular nas redes sociais.
Segundo a chefe da unidade técnica do Ibama de Bagé, Janize Augusta Ferro de Medeiros, das 52 aves recolhidas, 44 eram caturritas. As outras espécies encontradas foram joão de barro, pardal e pomba rola. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanha a investigação.
Amostras das aves foram encaminhadas à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a uma clínica do município, que estão realizando a necropsia. Grãos de milho foram encontrados no papo das aves. Janize explica que só a análise toxicológica que será realizada nos animais irá confirmar se eles foram envenenados e a origem do veneno.
Os pássaros foram encontrados em bairros distantes e recolhidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que encaminhou ao Ibama.
Confirmando o envenenamento, a multa por morte de cada caturrita é de R$ 5 mil, caso seja identificado o autor. As caturritas estão na lista de espécies em extinção. Se for constatado alguma infração administrativa ou ambiental, este caso pode ser encaminhado para o Ministério Público.