Pelas redes sociais, jornalistas, políticos e celebridades lamentaram a morte do jornalista Ricardo Boechat, 66 anos. O apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM estava no helicóptero que caiu em São Paulo na manhã desta segunda-feira (11), matando também o piloto da aeronave e ferindo João Tomankeves, 52 anos, motorista de um caminhão de Caxias do Sul que trafegava pela rodovia Anhanguera.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se pronunciou pelo Twitter e disse ter recebido com pesar a notícia do falecimento. Também emitiu nota:
"A Presidência da República expressa seu pesar e condolências em razão do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, vitimado em um acidente aéreo, neste dia. O País perde um dos principais profissionais da imprensa brasileira. Sentiremos a falta de seu destacado trabalho na informação da população, tendo exercido sua atividade por mais de quatro décadas com dedicação e zelo."
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), desejou força e paz aos familiares:
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, manifestou "apoio fraterno aos parentes e amigos" de Boechat e dos demais ocupantes do helicóptero:
O humorista Fabio Porchat também lamentou o acidente:
Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro e filho do presidente, referiu-se a Boechat como jornalista "capaz de conquistar o respeito tanto dos que convergiam quanto dos que divergiam de suas ideias e opiniões":
O humorista Marcelo Adnet desejou "muita força e paz à família:
A deputada federal Maria do Rosário disse que a voz de Boechat "era uma das marcas da comunicação brasileira":
Também os clubes de futebol Flamengo, Santos, América-MG e Portuguesa prestaram homenagens ao jornalista. Boechat era torcedor declarado do rubro-negro carioca, mas também já havia expressado em diversas ocasiões sua admiração pelo time mineiro.
O Flamengo, inclusive, foi citado por Boechat horas antes da tragédia, durante seu programa na Bandnews FM. Ele falou sobre os desdobramentos da morte dos dez jogadores da base em um incêndio no Ninho do Urubu.
— Que o Flamengo não fique distante das investigações nas quais figura como responsável inicial. Ele precisa ser chamado a explicar, a indenizar, reparar os danos a tantas famílias. No futebol, tá cheio de gente marcando pênalti, mas pouco juiz aplicando punição máxima — disse o jornalista no ar.
Já o Santos disse que Boechat era "uma das grandes figuras do jornalismo brasileiro".
O América relembrou a ocasião em que Boechat apresentou seu programa ao vivo do Mercado Central de Belo Horizonte e recebeu uma camisa oficial do América.
"O América lamenta profundamente a trágica morte de Ricardo Boechat, referência do jornalismo e torcedor do #Coelhão. Expressamos nossos sentimentos à família e aos amigos do jornalista e das demais vítimas desse triste acidente", publicou o clube mineiro nas redes sociais.
Apresentador do Donos da Bola, programa da TV Bandeirantes, o ex-jogador Neto se emocionou ao saber da notícia.
- Notícia dura, notícia difícil. Ninguém melhor do que ele José Luiz Datena para dar. O espaço é seu, pode passar a informação. Tempo de falar que te amo do fundo do meu coração — completou Neto.