Moradores do bairro Santa Mônica, em Florianópolis (SC), receberam uma visita diferente na porta de casa nesta quinta-feira (24). São os jacarés, comuns na região do mangue do Itacorubi, mas que, por causa dos alagamentos na região, foram nadar no meio da rua. As informações são do NSC Total.
A estudante Thais Mello Baracuhy, de 23 anos, fotografou e filmou o animal nadando no portão de casa, na Rua Dr. Agostinho Sielski.
— Nunca tinha visto um jacaré no meio da rua, mesmo quando estava tudo alagado. Mas ele era filhote, mal cheguei perto e já se escondeu — conta.
A Polícia Militar Ambiental informa que recebeu, até a tarde desta quinta, uma ligação de morador próximo ao Shopping Iguatemi relatando jacarés nadando na via. Os policiais ainda não conseguiram ir até o local para verificar a situação.
O sargento Adriano Verondino Duarte explica que os jacarés são comuns no Mangue do Itacorubi e que, por causa do temporal que fez transbordar o rio, eles acabaram saindo e nadando em outros locais. Porém, a população não precisa se preocupar, pois os animais não atacam os humanos — ao contrário, costumam fugir. Mas é preciso ter cuidado com os animais domésticos e de rua, como cães e gatos, pois esses, sim, podem ser atacados.
— A orientação é para que as pessoas não cheguem perto e comuniquem os órgãos ambientais e os bombeiros.
Segundo o sargento, assim que a água baixar, os animais devem retornar ao mangue.