Pelo menos 24 famílias estão fora de casa por conta do temporal em Jaguari e São Gabriel nesta quinta-feira (10). Além disso, pelo menos outros cinco municípios da Região Central registraram cheia de rios, deslizamento de terras e enxurradas.
Em São Gabriel, o Rio Vacacaí está seis metros acima do nível normal. Mais de 20 famílias estão fora de casa por conta da cheia do rio. Conforme a prefeitura, nas últimas 30 horas choveu quase 200 milímetros. A prefeitura e a Defesa Civil do município trabalham ininterruptamente há mais de 24 horas.
Em Jaguari, o rio de mesmo nome já está 10 metros acima do nível normal. Quatro famílias estão fora de casa. Conforme a prefeitura, os bairros mais atingidos são Jockey Clube, Sagrado Coração de Jesus e Mauá. Imagens mostram a água invadindo ruas e casas. A prefeitura e a Defesa Civil do município trabalham para realocar os moradores.
Em Rosário do Sul, o Rio Santa Maria já está cinco metros acima do nível normal. Prefeitura, Exército e Defesa Civil estão preparados para, ainda nesta quinta-feira, fazer a retirada preventiva dos moradores, para evitar problemas maiores. Segundo a Defesa Civil, até a manhã já havia chovido mais de 300 milímetros.
Em São Francisco de Assis foi decretada situação de emergência por conta de enxurradas que atingiram o município. O principal motivo são as estradas de terra, que sofreram deslizamentos e fazem com que moradores fiquem ilhados no interior.
Em Lavras do Sul, a chuva causou deslizamento de terra, e a lama chegou a invadir algumas casas. Não há registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas no município. A cheia acabou por bloquear uma das pontes da cidade.