Uma reunião na noite desta quarta-feira (2) deve ser definitiva quanto à realização ou não do Carnaval de Rua 2019 de Santa Maria. A partir das 18h30min, a Associação Aliança pelo Samba e a prefeitura estarão reunidas na Escola da Mocidade para debater o tema. Conforme a secretária de Cultura, Marta Zanella, a prefeitura buscou quase 20 empresários da cidade na tentativa de captar recursos para a realização da festividade, mas nenhum deles quis colaborar.
— Buscamos o empresariado e, infelizmente, não tivemos o retorno esperado. Mas nós seguimos insistindo que queremos que o Carnaval aconteça — diz a secretária.
O cenário de indefinição também preocupa o presidente da Associação Aliança pelo Samba, Leonardo Ribeiro, que afirma haver “pouco tempo” hábil para que a festividade seja realizada em março:
— Do jeito que a situação e a forma como ela está se encaminhando, não tenho esperanças que possamos ter o Carnaval de Rua de Santa Maria realizado. É algo que nos entristece.
Do lado da prefeitura, a secretária afirma que da parte do poder público haverá, sim, Carnaval. Porém, será “mais modesto” e servirá, ainda segundo ela, como uma retomada do calendário festivo da cidade, diz Marta. O custo inicialmente da festividade era de R$ 648 mil. Mas, agora, a associação reduziu esse valor para R$ 250 mil.