O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) não tem previsão para tapar os buracos no pavimento da BR-386, nas proximidades da ponte sobre o Rio Caí. A manutenção do asfalto poderia minimizar os transtornos enfrentados por motoristas no trecho próximo ao km 429 da rodovia, local de congestionamentos frequentes pela interrupção parcial do tráfego devido às obras de restauração da ponte.
Os buracos no asfalto obrigam os motoristas a reduzirem a velocidade antes do trecho em obras, aumentando a extensão dos congestionamentos. O Dnit informou, porém, que não há verbas previstas no orçamento de 2018 para melhorias na via. A autarquia aguarda a liberação de recursos de 2019 do governo federal para tapar os buracos na região.
As obras de restauração da ponte sobre o Rio Caí estão previstas para terminar até a Páscoa de 2019, segundo o Dnit. O tráfego está parcialmente interrompido no trecho desde outubro de 2016 — apenas uma pista está liberada, e o lado bloqueado corria o risco de ruir.
Os motoristas que trafegavam pela região nesta quarta-feira (26) reclamavam do congestionamento. O condutor Alberi Ortiz retornava, após o Natal, de São Luiz Gonzaga em direção a Porto Alegre, e disse que a fila de carros o fez perder cerca de uma hora.
— Está tudo parado. Um calorão enorme. Tem que ter paciência para aturar. Mais de uma hora parado no sol para andar sete ou oito quilômetros — disse.
As obras provocaram grande congestionamento entre esta terça (25) e quarta-feira (26), quando muitos motoristas retornaram do Interior do Estado rumo à Região Metropolitana. A rodovia tem pista dupla na região, mas há estreitamento de pista na ponte em razão dos serviços.
Ainda conforme o Dnit, restarão após a Páscoa algumas obras na via, mas não há previsão de transtorno aos motoristas.