O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fez, nesta quinta-feira (27), uma manutenção emergencial na BR-386, nas proximidades da Ponte do Rio Caí, entre os municípios de Montenegro e Nova Santa Rita. O objetivo foi tapar os buracos mais críticos que existem na pista e minimizar os transtornos enfrentados por motoristas na altura do km 427 da rodovia. Os trabalhos foram realizados na pista principal, começaram ao meio-dia e encerraram por volta das 16h.
O local registrou congestionamentos frequentes por conta do bloqueio parcial no tráfego devido às obras de restauração da ponte – a pista duplicada da BR-386 estreitou e virou pista simples, nos dois sentidos. Com o aumento dos buracos no asfalto, os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade antes do trecho em obras, aumentando, assim, a lentidão no trânsito.
A BR-386 também registra um movimento maior durante o período de festas de fim de ano, entre o Natal e o Ano Novo. Na manhã desta quinta, as filas para passar pela Ponte do Rio Caí no sentido Interior-Capital ficaram em três quilômetros. Na tarde da quarta-feira (26), o engarrafamento chegou a 15 quilômetros.
Na quarta, o Dnit havia informado que não tinha mais verba disponível para manutenção das rodovias federais neste ano. Porém, um esquema de emergência foi montado para tapar os buracos na BR-386 e garantir a segurança dos motoristas que passam pelo local.
Já as obras de restauração da Ponte sobre o Rio Caí estão previstas para terminar até a Páscoa de 2019, segundo o Dnit. O tráfego está parcialmente interrompido no trecho desde outubro de 2016 – apenas uma pista está liberada, e o lado bloqueado corria o risco de ruir.