O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a adiar a implantação das placas padrão Mercosul. Conforme decisão anunciada na sexta-feira (28), a adoção destas placas, que passaria a valer para todos Estados até o final de dezembro, será obrigatória apenas em junho de 2019. O Rio Grande do Sul já adotou o novo modelo e não voltará atrás, conforme o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS).
A orientação anterior do Contran, de 30 de novembro, era que todos Estados e o Distrito Federal passassem a adotar a placa Mercosul ao longo de dezembro, com datas limite para cada caso. No Rio Grande do Sul, o prazo era dia 17 de dezembro, e foi cumprido. O mesmo ocorreu com outros Estados como Bahia e Rio de Janeiro. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai e deveria ter entrado em vigor do Brasil em janeiro de 2016. Foi adiado para 2017 e depois, por tempo indeterminado até haver a decisão do último dia 30.
Conforme o Detran-RS, como o padrão Mercosul já está em uso no Estado, não haverá reversão para os modelos de placas anteriores. O Departamento alerta, inclusive, que as placas no formato antigo nem são mais fabricadas pela rede credenciada no Rio Grande do Sul. Ou seja: quem precisar emplacar o carro no Estado continuará tendo de adotar o padrão Mercosul.
O procedimento de emplacamento
- Proprietário procura um CRVA para o serviço que deseja.
- Se envolver mudança de placa, será fornecida autorização para confecção.
- Com o documento, o dono do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas e solicitar a placa. A listagem de empresas está disponível no site www.detran.rs.gov.br.
- Com a placa em mãos, volta ao CRVA para fazer a colocação no veículo.
- O valor aproximado das placas padrão Mercosul são de R$ 190 a R$ 250.
Observações
O preço da placa é regulado pelo mercado. Há profissionais que fazem este serviço, inclusive contratados por concessionárias. O tempo de entrega do produto depende da empresa estampadora.