Cerca de 85 alunos de uma escola no interior de Rosário do Sul estão sem aulas desde a metade do mês de outubro. O motivo é o estrago de dois dos três veículos que realizam o transporte dos estudantes.
Conforme a prefeitura, está sendo feito um processo de informatização dos sistemas do executivo, para agilizar e trazer transparência às demandas, seguindo orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Porém, como o estrago dos automóveis se deu no meio da transição, não foi possível fazer a solicitação das novas peças nem pelo método antigo, nem pelo novo – o que ocasionou o atraso.
Com isso, os estudantes da Escola Alice Pando, que fica no Terceiro Distrito, estão sem aulas há 15 dias. A instituição tem 10 professores. A prefeitura alega que, mesmo que ainda haja um veículo em funcionamento, ele não tem capacidade para realizar o transporte de todos os alunos.
A expectativa agora que as peças foram adquiridas é de que as aulas sejam retomadas na próxima semana. Os veículos serão levados para a manutenção e devem ficar prontos durante a semana. A Secretaria de Educação informa que, mesmo com a interrupção nas atividades, o ano letivo só será concluído após a entrega de toda a carga horária anual.