Atingido por um temporal na madrugada da última quarta-feira (3), o município de Crissiumal, no noroeste gaúcho, só conseguiu retomar parte das aulas da rede pública nesta segunda-feira (8).
Conforme a prefeitura, as escolas municipais de ensino fundamental voltaram a acolher os alunos, mas os dois colégios estaduais e dois dos três de educação infantil não têm data para reabrir as portas. Isso porque parte dos telhados segue danificada depois da queda de granizo.
Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal da Educação, as aulas só voltarão após a garantia de que os estudantes estarão em segurança dentro dos prédios. A rede de saúde está funcionando normalmente, mesmo com alguns postos ainda com avaria.
Por conta dos estragos do temporal, que danificou mais de 2,5 mil residências, a prefeitura decretou situação de emergência. A cidade conta com pouco mais de 14 mil habitantes.
Em 2005, Crissiumal foi atingida por outro forte temporal. Na época, os ventos e a queda de granizo devastaram parte do município.