Após o temporal que danificou 2,5 mil residências em Crissiumal, no noroeste do Rio Grande do Sul, na madrugada de quarta-feira (3), a prefeitura estima retomar os serviços apenas na próxima semana.
Nesta quinta-feira (4), moradores e voluntários trabalham para reconstruir a cidade a partir da doação de telhas, lonas e outros matérias vinda de outros municípios e empresas da região.
Conforme o prefeito Roberto Bergmann, o tempo firme nesta quinta está ajudando no andamento dos serviços.
— Se tudo correr bem, as aulas podem começar amanhã (sexta-feira, 5), mas o mais certo é na segunda-feira — estima Bergmann.
Além das casas, sete escolas, cinco unidades de saúde, a Apae, o Lar do Idoso e um parque de máquinas foram atingidos, segundo boletim da Defesa Civil. Os 40 moradores do Lar do Idoso estão abrigados em um seminário e, outras 15 pessoas, acolhidas em casas de parentes. O prefeito decretou situação de emergência.
Defesa Civil
O último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quinta, aponta 22 cidades com registro de danos nos temporais que atingiram o Estado nesta semana. Ainda existem 64 pessoas que estão fora de casa devido aos estragos.