Mais duas estradas do interior de Caxias do Sul foram incluídas no Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), que prevê o asfaltamento de vias da área rural. A Estrada Patrício Pasquali, que liga os distritos de Fazenda Souza e Vila Seca, terá 7,6 quilômetros pavimentados, enquanto a estrada Carapiaí será asfaltada em dois quilômetros, um em cada ponta da via. As melhorias em ambas eram reivindicações dos moradores dos distritos.
As obras, anunciadas neste domingo (25), serão executadas com recursos do empréstimo obtido pelo município junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). Segundo a prefeitura, o asfaltamento tem o objetivo de melhorar o escoamento da produção agrícola, especialmente de fruticultura, hortifrutigranjeiros, gado, aves e ovinos.
As melhorias da Estrada Patrício Pasquali estão orçadas em R$ 11,5 milhões, enquanto a Carapiaí vai custar R$ 3 milhões. As obras estão previstas para começar no segundo semestre de 2019, com conclusão estimada para dezembro de 2020.
O PDI prevê o asfaltamento de 68 quilômetros de estradas do interior de Caxias do Sul. Em duas delas, as obras já estão em andamento: na Estrada dos Romeiros, entre Caxias e Farroupilha, e na estrada que liga Santa Lúcia do Piaí à localidade de Sebastopol.
Outras cinco já tiveram edital de licitação lançada para contratação da empresa responsável pela pavimentação. Entre elas, está o acesso à localidade de São Braz, em Ana Rech. Para 2019, além das estradas anunciadas neste domingo, está previsto o asfaltamento da estrada entre Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí. Ao todo, o financiamento obtido junto à CAF é de U$ 33 milhões.