A Estrada Municipal Firmino Frizzo que liga Vila Oliva a Santa Lúcia do Piaí será asfaltada a partir do próximo ano. A obra, que vai contemplar 14,6 quilômetros foi incluída no Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), que prevê a pavimentação de 70 quilômetros de estradas do interior.
O asfaltamento tem o objetivo de melhorar o escoamento da produção agrícola de 14 comunidades do interior atendidas pela estrada que, juntas, reúnem 4,9 mil moradores. Entre elas estão as comunidades de Santa Terezinha, Bem-te-vi, Tunas Altas e Encruzilhada do Raposo. Além disso, o transporte escolar também deve ser realizado com mais facilidade.
A previsão é que a licitação seja lançada até abril de 2019 e as obras comecem em outubro seguinte. Caso todos os trâmites ocorram no prazo previsto, a conclusão será em dezembro de 2020. O projeto está orçado em R$ 25,1 milhões.
O PDI é realizado com recursos do empréstimo de U$ 33 milhões obtidos pelo município junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF). Duas obras do projeto já estão em andamento: a pavimentação da Estrada dos Romeiros, que liga Caxias a Farroupilha, e a primeira etapa do asfaltamento da estrada que liga Santa Lúcia do Piaí à localidade de Sebastopol. Esta última vai se conectar com a estrada Firmino Frizzo, permitindo que moradores de Vila Oliva e das 14 localidades atendidas consigam acessar a BR-116, em Vila Cristina, por meio de estradas pavimentadas.
Além das obras em andamento, o município já lançou edital para pavimentar mais cinco estradas do interior. A Estrada Municipal 386 e a Estrada Municipal Waldemar José Pante, em Criúva, e a estrada de acesso a São Braz, em Ana Rech, tiveram o edital lançado entre setembro e outubro. Já a as estradas municipais 61 e 19, em São Pedro da 3ª Légua, tiveram o edital publicado na última semana.