Dois editais de licitação estão abertos para o asfaltamento de estradas no distrito de Criúva, em Caxias do Sul. As obras integram o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI) e vão contemplar a Estrada Municipal 386 e a Estrada Municipal Waldemar José Pante.
Juntas, as duas vias, que ficam na saída da sede do distrito para a localidade de São Jorge da Mulada, somam 520 metros. Além da pavimentação, o projeto prevê implantação de drenagem, sinalização e serviços complementares, como meios-fios.
Ao todo, os dois trechos estão orçados em cerca de R$ 1 milhão, dos quais R$ 554,7 mil serão destinados à Estrada Municipal 386 e o restante para a Estrada Municipal Waldemar José Pante. As obras serão realizadas com recursos do empréstimo de U$ 33 milhões obtidos pelo município junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (CAF).
O PDI prevê a pavimentação de 68 quilômetros de vias do interior e já conta com dois trechos com o trabalho em andamento: a Estrada dos Romeiros, usada por caxienses para ir ao Santuário de Caravaggio a pé, e a estrada entre Santa Lúcia do Piaí e a ponte sobre o Arroio Piaí.
No caso da Estradas dos Romeiros, o trânsito está totalmente bloqueado para as obras desde sexta-feira (21) e não tem previsão de liberação. Até o fim do ano, outras cinco estradas devem ter obras licitadas, segundo a Secretaria do Planejamento (veja abaixo). Para 2019, são previstos outros quatro trechos.
Licitações previstas para 2018
- Estrada Municipal 92 (continuação da ligação de Santa Lúcia do Paí a Sebastopol): 5,2 km
- Estrada Domingos Mazzochi: 2,4 km
- Estrada Patrício Pasquali: 7,6 km
- Estrada Municipal 101 (atende a localidade e São Pedro da 3ª Légua): 4 km
- Estrada Municipal 61 E19: 1,3 km