O município do Capão do Leão, no sul do Estado, irá decretar situação de emergência nesta terça-feira (2) em função do temporal do último fim de semana. Mais de 40 casas foram destelhadas e, conforme informações repassadas pela prefeitura, ainda é feito levantamento do número de famílias desabrigadas.
A administração municipal disponibilizou telhas e lonas e a situação é acompanhada de perto pela Defesa Civil do Estado. A Escola Municipal Elmar da Silva Costa foi totalmente destelhada durante o temporal e teve suas aulas canceladas por tempo indeterminado. Segundo o prefeito Mauro Nolasco, a Secretaria de Obras ainda está fazendo um levantamento dos danos na cidade.
— Graças a Deus ninguém se feriu. Foi bem intenso o temporal aqui, vamos publicar o Decreto Emergencial. Estamos ainda buscando mais informações sobre destelhamentos no município — disse o prefeito.
Segundo a Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas, 150 árvores foram derrubadas na zona urbana do município. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Paulo Santos, afirma que o trabalho de remoção dos galhos e troncos vai se estender até a próxima semana. Não há registro de feridos e desabrigados na cidade, e cerca de 15 casas foram destelhadas. A prefeitura já distribuiu 80 telhas a famílias do Balneário dos Prazeres e do bairro Fátima, que tiveram suas residências danificadas. D
Duas escolas que tiveram suas aulas suspensas na segunda-feira (1º) em Pelotas e foram reabertas nesta terça (2): a Escola de Educação Infantil Lobo da Costa, no bairro Pestano, e a Escola de Ensino Fundamental Dom Francisco de Campos Barreto, na Praia do Laranjal. A Escola Municipal Piratinino de Almeida, no bairro Areal, segue com as atividades interrompidas.