O serviço de balsas no Rio Jacuí, em paralelo à ponte do Fandango, foi novamente suspenso em Cachoeira do Sul, na Região Central. Desta vez foi por conta da cheia do rio, que já está mais de dois metros acima do normal.
A expectativa é de que, conforme normalizar o leito e ele retornar aos 18 metros, a travessia volte a ser feita.
Os cerca de 450 alunos das cinco escolas do interior do município, que ficam do outro lado do Jacuí, seguem sem aula nesta segunda-feira (3). Isso porque, sem o serviço de balsa, os 80 professores que atuam na região não têm como chegar até as escolas. Eles já estão desde quarta-feira passada sem atividades.
Na semana passada, a travessia foi suspensa devido a uma decisão da empresa responsável por fazer o transporte, depois de uma definição judicial de que a firma deveria ser responsável por uma dívida trabalhista contraída por um funcionário, que também é dono de outra empresa. Na tarde de sexta-feira, um acordo entre a Justiça e as partes fez com que os serviços fossem retomados. Porém, por conta da cheia do rio, 26 horas depois o serviço foi suspenso novamente.
A Balsa do São Lourenço, em outra localidade, segue funcionando, porque ela está em uma parte mais alta do rio. Porém, não tem capacidade de suportar todo o tráfego da BR-153. Por isso, quem está em viagem e não precisa passar por Cachoeira do Sul deve tentar pegar desvios.
Para quem viaja pela região, os desvios chegam a aumentar o caminho em cerca de 30 quilômetros, se usar estrada de chão, ou de 60 quilômetros, se passar somente por vias pavimentadas.
De Porto Alegre a Cachoeira do Sul:
É preciso seguir pela BR-290 até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul pegar a RS-287 até Novo Cabrais e acessar a BR-153.
Outra alternativa é sair da Capital pela BR-116, entrar na BR-386 em direção a Montenegro, lá ingressar na RS-287, passa por Venâncio Aires, Candelária, Novo Cabrais e chega a Cachoeira do Sul.
De Cachoeira do Sul ao porto de Rio Grande:
Deve-se seguir até Santa Maria – pegando as vias BR-153 e RS-287 – e, depois, acessar a BR-392.
De Cachoeira do Sul à Fronteira Oeste:
Deve-se sair pela BR-153, seguir até a RS-287 em Novo Cabrais e, em Santa Maria, pegar a BR-158. De lá, é preciso retornar para a BR-290 em Rosário do Sul.