As obras da ponte do Fandango na BR-153, sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul começaram nessa semana. A ponte faz a ligação entre a cidade e a BR-290 e é um dos principais acessos ao município. Ela foi inaugurada em 1961 e desde 2007 há análises que apontam que a estrutura precisa ser reformada.
Entre as melhorias que serão feitas agora estão o reforço da estrutura de metal, a construção da passarela de pedestre e das barreiras de segurança e também iluminação. O valor inicial da obra é de mais de R$ 8,2 milhões.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), durante a primeira etapa dos trabalhos, ocorrerá a interrupção parcial da ponte, ficando o trânsito em meia pista durante toda a obra. Para o controle de fluxo foi instalado um semáforo que libera o trânsito alternadamente. O semáforo já está em operação.
Em um segundo momento - por um período de 90 dias - será necessário bloquear o trânsito completamente. Quando isso ocorrer, o Dnit afirma que apresentará uma solução alternativa para o fluxo. Esta fase deve acontecer a partir de junho deste ano.
A obra, que iniciou nesta segunda-feira (5), deve ser concluída em novembro de 2018. A empresa responsável pelos serviços é a Trena Terraplenagem e Construções S.A.