Após quase três dias de suspensão nos serviços de balsa no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, a empresa responsável pela travessia retomou os trabalhos na tarde desta sexta-feira (31). Com isso, as duas embarcações já trabalham na travessia, feita em paralelo à Ponte do Fandango, na BR-153.
O acordo, que envolve duas empresas de transporte por embarcação, se deu por volta de 16h. E desde então os motoristas já podem usar as balsas, tanto a Deusa do Jacuí quanto a Vitória, para atravessar o rio.
Na última quarta-feira, o serviço havia sido suspenso, pelo próprio dono da empresa. A justiça definiu que ele teria que arcar com dívidas trabalhistas de um funcionário, e o homem não aceitou a situação.
Cerca de 450 crianças ficaram sem aulas durante os três dias, em cinco escolas de localidades do Interior. Para quem viajava pela região, os desvios chegavam a aumentar o caminho em cerca de 60 quilômetros.
A travessia por balsa é feita desde o começo de julho, quando a Ponte do Fandango foi fechada para reformas. O trecho liga a BR-290 à RS-287, sendo o principal acesso entre Cachoeira do Sul e Porto Alegre. A previsão é de liberar a ponte no início de novembro.