Desde a última sexta-feira (14), motoristas que circulam pela RS-040, em Viamão, não conseguem comunicar acidentes e outras ocorrências pelo número de emergência 198. O telefone está fora de operação há três dias devido a furto de fios de telefone.
Segundo o comandante do pelotão rodoviário de Viamão, tenente André Ricardo Furasté Gonçalves, o furto dos cabos ocorreu no bairro Querência, próximo de onde fica localizado o posto, na última sexta-feira (14), dia em que foi feriado no município. Desde então, o telefone não está funcionando.
— Já ligamos para a Oi, que ficou de vir no sábado, mas não veio. Agora vamos ligar de novo para que venham hoje (segunda-feira). Este é um serviço de emergência e precisa funcionar. O problema tem dificultado a chegada de ocorrências para o posto, mas, na medida do possível, estamos conseguindo dar conta — disse.
Enquanto o telefone não volta a funcionar, a orientação é de que os motoristas que precisarem de atendimento liguem para o telefone 190, da Brigada Militar, ou para o (51) 3685-1113, do posto de Capivari do Sul, também localizado na RS-040. Os agentes fazem a comunicação por rádio para quem estiver trabalhando em Viamão.
Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, a Oi prometeu resolver o problema na tarde desta segunda-feira (17).
A reportagem fez contato com a empresa de telefonia para o contraponto, mas a solicitação não foi respondida até a publicação desta matéria.