Foi retomado o serviço de balsas no Rio Jacuí, em paralelo à BR-153, em Cachoeira do Sul. A primeira viagem, após oito dias de embarcações paradas, ocorreu por volta das 9h10min desta segunda-feira (10).
Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Edson das Neves Júnior, o rio está com 19,75 metros de profundidade, 1,75 metro acima do normal. Durante a semana passada, o rio chegou aos 22 metros, e três famílias precisaram ser retiradas de casa, no bairro Cristo Rei.
Duas delas voltaram na última sexta-feira (8). A terceira está morando em um terreno cedido pela prefeitura e não precisará retornar para a região de risco.
Os serviços estavam suspensos desde o dia 29 de agosto, por decisão da empresa responsável pela balsa após uma definição judicial. Na tarde de sexta-feira, dia 31 de agosto, o serviço foi retomado.Contudo, as balsas funcionaram por pouco mais de 24 horas – às 18h do dia 1° de setembro, pela cheia do rio, eles foram novamente suspensos.
Por conta da suspensão no serviço de balsas, cerca de 450 alunos de cinco escolas do interior estão sem aulas desde o dia 29. O motivo é que, como não há a travessia, os 80 professores que atuam nas localidades – de Piquiri, Cerro dos Peixotos, Vila Vargas, Porteira 7 e Mineração – não têm como chegar até as escolas. A previsão é de que as atividades sejam retomadas nesta terça-feira (11).