O contrato entre Neovia e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União. A partir de terça-feira (25), a empresa ficará responsável pela recuperação da pista dos 98 quilômetros da freeway, entre a ponte do Guaíba, em Porto Alegre, até a RS-030, em Osório.
A adversária agora deverá ser a chuva, que irá alterar o cronograma e os primeiros serviços a serem realizados. A operação Buraco Zero é a primeira ação que será vista na rodovia. Como a previsão do tempo indica chuva durante a semana, o que impediria uma ação mais duradoura, as equipes deverão usar um produto com menos durabilidade, mas que permitirão fechar as maiores deformações.
Serão dois anos e quatro meses de contrato, ao custo de R$ 90,88 milhões. A assinatura ocorreu na quarta-feira (19). Segundo o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Allan Magalhães Machado, a empresa já está pronta para começar a executar o serviço.
Caberá a ela fazer a recuperação de pista, roçada e poda eventual nos acostamentos. Sobre a quantidade de lixo acumulada às margens da freeway, deverá ocorrer duas limpezas para recolher o material deixado de forma irregular na rodovia. Porém, o Dnit alerta que não haverá coleta de resíduos rotineira e que, assim como ocorre em todas as rodovias administradas pela autarquia, é proibido colocar lixo em rodovias federais.
Há duas semanas, a União repassou R$ 8,7 milhões para o Dnit usar na manutenção das BRs gaúchas. O montante é metade do valor pedido pela autarquia no Estado e será distribuído entre os contratos em vigor, entre eles, o da freeway.
A rodovia está há 82 dias sem conservação rotineira de pista, desde que houve o fim do contrato entre a Triunfo Concepa e a Agência Nacional de Infraestrutura de Transportes (ANTT). A rodovia tem recebido ações emergenciais do Dnit, que tem se utilizado de sobra de material da antiga concessionária para tapar os maiores buracos.