Os 98 quilômetros da freeway e os 23 quilômetros das BRs 116 e 290 deverão voltar a receber conservação rotineira na próxima semana. A confirmação foi dada nesta sexta-feira (14) pela assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Foram liberados pelo governo federal R$ 8,7 milhões, montante que será dividido com os demais contratos de manutenção das rodovias federais gaúchas, dentre eles os 121 quilômetros do antigo trecho administrado pela Triunfo Concepa. O valor é metade do que foi pedido pela autarquia, mas suficiente, segundo o Dnit, para dar início aos dois contratos até a próxima sexta-feira (21).
As duas empresas contratadas, Neovia e Conpasul, só aguardam a assinatura dos contratos e a ordem de início do Dnit para o começo dos serviços. Elas darão prosseguimento a uma ação emergencial que chegou a ser executada na semana passada por equipes próprias do Dnit, responsáveis por fechar os maiores buracos da freeway.
O material usado foi adquirido pela Concepa e deixado nas unidades de apoio quando o contrato foi encerrado. O produto tem qualidade inferior e é empregado em épocas de baixa temperatura até um período de tempo seco, quando o reparo mais duradouro é realizado.
Segundo levantamento feito por GaúchaZH no fim do mês passado, a rodovia chegou a ter 644 buracos. Um mês antes, eram 288 deformações.