Nos últimos dias, quem passou pela BR-116, no bairro Planalto, em Caxias, pode perceber a ausência das máquinas que trabalhavam na implantação da terceira faixa da rodovia, embora a obra não esteja concluída. O ponto já recebeu meios-fios e a primeira camada asfáltica.
De acordo com o DNIT, os equipamentos foram deslocados para outros pontos da BR-116 para a realização de operações tapa-buraco, mas retornarão para a obra nesta quinta. O longo período de chuva de agosto também atrapalhou o andamento das obras, mas a expectativa é de que o trânsito na nova faixa seja liberado nas próximas semanas.
A implantação da terceira faixa, que ficará no sentido Ana Rech-Galópolis, é realizada com base em um projeto de duplicação do trecho elaborado pela prefeitura e aprovado pelo DNIT em 2016. O plano previa a ampliação da capacidade nos dois sentidos de tráfego, com implantação de canteiro central.
Para viabilizar a obra, no entanto, o DNIT optou por não implantar a faixa no sentido Galópolis-Ana Rech, já que o custo seria muito alto devido à necessidade de deslocamento de uma rede da Sulgás. A obra em andamento tem custo previsto de R$ 4 milhões, e não foi licitada porque é realizada dentro do contrato de conserva da BR-116. Não há previsão de orçamento para a realização da etapa do projeto que ficou pendente.