O transporte escolar foi normalizado e as aulas foram retomadas em Rolante, no Vale do Paranhana, na manhã desta quarta-feira (5). A Defesa Civil do município garante também que as 300 pessoas que haviam saído de casa, retornaram para suas residências e não há mais ruas bloqueadas na cidade.
Na terça-feira (4), os rios Rolante e Areia transbordaram e afetaram 1.350 pessoas. Houve alagamento e bloqueio de ruas. Segundo a Defesa Civil, o nível dos rios baixou e a situação está normalizada.
Nas demais regiões do Estado, segundo a Defesa Civil estadual, o número de municípios atingidos permanece em 23. Conforme o boletim divulgado na manhã desta quarta,três famílias seguem desabrigadas em Alegrete e duas estão desalojadas em Rio Pardo e Alegrete. Apesar do alerta emitido pelo órgão na tarde passada, a situação está normalizando. O volume de água que atingiu a Região Metropolitana, o Vale do Caí e do Sinos não foi expressivo. No entanto, segue possibilidade de inundação, nas seguintes cidades: Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Bom Princípio (área rural), Harmonia, São Sebastião do Caí, Pareci Novo (área rural), Montenegro, Nova Santa Rita (área rural), Eldorado do Sul e Porto Alegre. Não se descarta que outros municípios próximos também venham a ser atingidos.
No Vale do Sinos, tanto em Novo Hamburgo quanto em São Leopoldo, a situação é de alerta, mas nenhum morador está fora de casa. Em Campo Bom, um carro foi encontrado dentro do Rio dos Sinos. Segundo a Brigada Militar, o Ônix estava em ocorrência de furto e provavelmente tenha sido jogado na água pelos ladrões.
Em Montenegro, o Rio Caí segue alto e algumas ruas ainda estão alagadas. Mas nenhum morador teve que sair de casa. Em São Sebastião do Caí, o rio está baixando.
Em Porto Alegre, o nível do Guaíba baixou 10cm desde a noite passada. Na região das ilhas, algumas ruas permanecem alagadas, mas nenhum morador teve que sair de casa.