Com seis dias consecutivos de chuva sobre o Rio Grande do Sul e 23 municípios já afetados pelo mau tempo, a Defesa Civil do Estado disparou um alerta, na tarde desta terça-feira (4), para a possibilidade de inundações em pelo menos 15 cidades gaúchas.
O alerta das autoridades é em decorrência da elevação do nível dos rios, que tende a continuar pelas próximas horas, mesmo com a volta do tempo seco. A vigência do comunicado é de 48 horas.
De acordo com o documento da Defesa Civil, os municípios para os quais o aviso é válido são:
Região Metropolitana
- Esteio
- Canoas
- Gravataí
- Cachoeirinha
- Eldorado do Sul
- Porto Alegre
Vale do Sinos
- Novo Hamburgo
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
Vale do Caí
- Bom Princípio
- Harmonia
- São Sebastião do Caí
- Pareci Novo
- Montenegro
- Nova Santa Rita
Não se descarta que municípios próximos também venham a ser atingidos. Segundo o último boletim da Defesa Civil Estadual, são 23 cidades com problemas em decorrência do mau tempo.
As chuvas que atingem o Estado desde a última semana causam diversos transtornos. No Vale do Paranhana, por exemplo, a cidade de Rolante suspendeu as aulas devido às altas nos níveis dos rios Rolante e Areia.
No total, quatro bairros foram atingidos pela enchente - Centro, Contestado, Grassmann e Estrada Velha. A Defesa Civil contabilizou um total de 1.350 pessoas atingidas. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o acesso à cidade pela RS-239 já está desbloqueado. O pedido é de que os moradores evitem sair de casa. De acordo com os Bombeiros Voluntários do município, 300 pessoas estão fora de casa, procurando abrigo na casa de parentes.
Lista dos 23 municípios atingidos pelas cheias dos rios:
- Pedras Altas
- Jaguarão
- Santana do Livramento
- Alegrete
- São Francisco de Paula
- Passo Fundo
- Carazinho
- Montenegro
- São Gabriel
- Vila Lângaro
- Nova Petrópolis
- Três Coroas
- Dom Pedrito
- Arambaré
- Pelotas
- Guaporé
- Anta Gorda
- Novo Hamburgo
- Rio Pardo
- São Jerônimo
- Rolante
- São Vendelino
- Carlos Barbosa