Atualmente, nos Estados Unidos, as crianças devem ficar com a cadeirinha do carro virada de costas para o motorista até completarem dois anos de idade — no Brasil, o mesmo deve ser feito até o bebê fazer um ano. No entanto, a Academia Americana de Pediatria divulgou novas recomendações sobre o assunto: a entidade orienta, agora, que as crianças americanas permaneçam de costas para o motorista até que atinjam o limite máximo de peso e altura da cadeirinha do carro, que geralmente ocorre quando chegam aos quatro anos. As informações são da revista Crescer.
O objetivo é garantir que as crianças fiquem ainda mais seguras, já que, em casos de acidente, a posição protegeria a cabeça e o pescoço.
— Mesmo que as pernas dos seus filhos sejam mais compridas do que a cadeirinha, elas podem facilmente ser dobradas. Na verdade, é mais seguro para as pernas — disse Natasha Young, técnica da organização sem fins lucrativos Safe Kids Worldwide, em entrevista à CBS.
Os assentos de elevação devem ser usados somente quando as crianças tiverem tamanho suficiente para utilizar corretamente o cinto de segurança. O uso do banco da frente só é permitido a partir dos 13 anos.
Como funciona a lei no Brasil
No Brasil, de acordo com as recomendações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a cadeirinha pode ser virada para frente assim que o bebê completar um ano. Para os especialistas, a atitude representa um risco maior para a segurança das crianças.
Segundo o médico e vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), José Heverardo, os acidentes de trânsito estão entre as maiores causas de lesões medulares em crianças.
— A cabeça delas é maior e mais pesada que o corpo, elas têm mais riscos de sofrerem danos irrecuperáveis que os adultos — explicou o médico.
A Abramet também defende que mudanças sejam feitas na legislação brasileira em relação à idade mínima em que as crianças podem utilizar o banco da frente. Em sua página na internet, a associação publicou um conjunto de orientações de segurança para o transporte de crianças. Por exemplo, a importância da criança sentar no centro do banco traseiro e da desativação do airbag ao transportar menores de 14 anos na frente.
O que recomenda a Lei da Cadeirinha
- Bebês de até um ano devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê conforto, de costas
- Crianças entre um e quatro anos devem ficar na cadeirinha, presas com o cinto de segurança e no banco traseiro
- Crianças com idade entre quatro e sete anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco traseiro
- Crianças com idades entre sete anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança, no banco de trás