A redução entre R$ 0,20 e R$ 0,62 no valor das passagens de ônibus intermunicipais de longo curso começa a valer na virada desta sexta-feira para sábado: à zero hora de sábado (7), as mais de 200 linhas de 11 empresas já estarão circulando com horário reduzido.
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o setor técnico está elaborando as tabelas com as alterações de horários e deve enviar às empresas até amanhã. As linhas impactadas são as que passam por praças de pedágio que, na última quarta-feira (4), deixaram de ter cobrança em Santo Antônio da Patrulha e Gravataí, na freeway, e em Eldorado do Sul, na BR-290, após o fim de concessão da Concepa.
A decisão do Daer de reduzir o valor das passagens atendeu a um pedido da Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI). Segundo as empresas de ônibus, a mudança estava dentro do previsto a partir de outras experiências com liberação de pedágios.
Segundo a RTI, as empresas que terão redução no valor das passagens são Unesul, Planalto, Ouro e Prata, Frederes, ACV, Santa Cruz, DATC, Vitória, SB, Guaíba e Embaixador. Só terão redução, no entanto, as linhas que passam por trechos onde havia pedágios operados pela Concepa e não há mais cobrança.
No caso dos ônibus da Região Metropolitana, a Metroplan fará um estudo para verificar o impacto do fim da cobrança de pedágio na tarifa de ônibus. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias.