A Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI) vai enviar, nesta quarta-feira (4), um ofício ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) solicitando redução no valor das passagens de ônibus intermunicipal de longo curso. O pedido é feito com base no fim da cobrança nos pedágios de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí, na freeway (BR-290), e de Eldorado do Sul após o fim do contrato com a Concepa.
As empresas de ônibus argumentam que o valor do pedágio é um dos itens que impacta no valor da tarifa – sem a cobrança, portanto, poderia ser reduzido. O Daer, que é responsável pela decisão, ainda não se manifestou sobre o assunto.
O cálculo para o preço da passagem é feito levando em consideração a lotação de um ônibus. No caso das praças de pedágio de Eldorado do Sul e de Santo Antônio da Patrulha, por exemplo, os ônibus pagavam R$ 14,20 – em um caso hipotético, se este valor for dividido pelo número de 50 passageiros, a redução seria de R$ 0,28 na passagem.
No caso dos ônibus da Região Metropolitana, a Metroplan fará um estudo para verificar o impacto do fim da cobrança de pedágio na tarifa de ônibus. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias.
No último domingo (1º), o valor da passagem de ônibus intermunicipal de longo curso subiu 9,45% para linhas que utilizam estações rodoviárias e 11,1% para passageiros que embarcam ao longo do percurso. Em 1º de dezembro, está prevista a aplicação do segundo aumento, de igual percentual. Com isso, o reajuste total será de 18,9% e 22,2%, respectivamente.