A empresa mineira Diefra Engenharia e Consultoria recebeu ordem de início dos serviços para instalar seis balanças de pesagem para caminhões nas rodovias federais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Apesar da autorização, a empresa ainda não recebeu a chamada "ordem de mobilização" da superintendência gaúcha do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
É somente a partir da emissão deste documento que a empresa tem prazo de dois meses para fazer as instalações. Concluída essa etapa, o Dnit ainda precisa realizar vistoria e validar o início da obrigação de pesagem. A expectativa da autarquia é de que o programa de pesagem veicular recomece no segundo semestre.
A empresa receberá R$ 11,6 milhões durante dois anos e dois meses. No Estado, serão três equipamentos, dois deles fixos e um móvel.
O equipamento móvel será instalado na Região Metropolitana de Porto Alegre, possivelmente na BR-116 e na BR-290. Outra possibilidade é usá-la nas BRs 158 e 392, na região de Santa Maria.
A pesagem está paralisada desde julho de 2014 por força de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho, que obrigava a presença de um servidor público durante a fiscalização. As antigas balanças foram retiradas quando os contratos foram cancelados. Só ficaram os espaços físicos onde elas estavam instaladas.
Há ainda as balanças operadas em rodovias federais pedagiadas. Na freeway, por exemplo, há três postos de pesagem, que deixaram de funcionar com o fim do contrato da Concepa.