1. Brasil na Copa
Sexta-feira para acordar, vestir verde e amarelo e torcer pela Seleção em uma partida decisiva, válida pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A partir das 9h, o Brasil encara a Costa Rica em São Petersburgo. Se vencer, fica em situação mais confortável para enfrentar a Sérvia na última rodada.
2. Demais jogos
Na sequência da sexta-feira de Copa, a Islândia, queridinha dos torcedores nesta edição do Mundial, enfrenta a Nigéria, a partir do meio-dia, e pode complicar de vez a situação argentina no Grupo D. Fechando o dia, Suíça e Sérvia se enfrentam em Kaliningrado, às 15h.
3. Serviços em dia de jogo
Confira como fica o horário de atendimento de serviços nesta sexta-feira, dia de jogo da Seleção na Copa. Bancos, Justiça e Correios estão entre os que mudarão o horário; lojas, supermercados e escolas privadas têm autonomia para definir se abrirão.
4. Petrobras
A Petrobras foi derrotada na maior ação trabalhista da história da companhia, que deve causar um impacto de R$ 15 bilhões em pagamentos passados e mais R$ 2 bilhões na folha anual. O plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu razão aos trabalhadores com um placar apertado: 13 votos a favor dos petroleiros e 12 ministros a favor da Petrobras.
Ouça a edição do Top10 Gaúcha Hoje das 7h:
5. Eleição x fake news
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou nesta quinta-feira (21), que o Código Eleitoral brasileiro prevê a anulação de uma eleição caso seu resultado tenha sido influenciado pela disseminação de notícias falsas.
6. Execução filmada
O mandante da morte da própria namorada, Nathan Sirangelo, 23 anos, teria pedido autorização de uma facção criminosa aliada para cometer o crime em território alheio ao seu domínio. O corpo de Paola Avaly, 18 anos, foi encontrado em 17 de maio, na Vila Tamanca, zona leste de Porto Alegre. A execução dela foi gravada em vídeo e divulgada nas redes sociais.
7. Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre decidiu manter a campanha de imunização contra a gripe até o final dos estoques de vacina. Toda a população poderá ser vacinada na Capital, mas a prioridade ainda são os públicos-alvo. Conforme levantamento divulgado nesta quinta-feira (21), desde o início da campanha, em abril, Porto Alegre vacinou 76,25% das pessoas que integram os grupos prioritários.
8. Reforma trabalhista
O plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou o parecer produzido por uma comissão de ministros afirmando que as regras da reforma trabalhista só valem para ações movidas após 11 de novembro de 2017.
9. Gaúchos na África
Um casal de gaúchos, moradores de Esteio, teve a viagem de férias abruptamente interrompida no dia 1º de junho, quando o carro que dirigiam na África do Sul se envolveu em um acidente. Desde então, o motorista do veículo, o empresário Lucas Pacheco da Silva, 28 anos, está internado em coma no país. A namorada, a advogada Arianne Batisti, também com 28 anos, conseguiu retornar ao Brasil, mas segue na UTI para tratar ferimentos e deve passar por cirurgia. Mesmo dentro do hospital, ela criou junto com os sogros uma vaquinha para ajudar a arcar com os altos custos do tratamento de Lucas.
10. Previsão do Tempo
A passagem de uma frente fria ainda causa instabilidades na metade norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22) com potencial para chuva fraca ainda pela manhã. No decorrer da tarde, as instabilidades perdem força e o tempo fica firme. As temperaturas devem diminuir na maior parte do Estado por causa da mudança na direção dos ventos. Na Capital, não deve chover, e a máxima pode cair cerca de 8°C com relação ao dia anterior. A estimativa é de que os termômetros variem entre 14°C e 18°C em Porto Alegre.